Ainda hoje, uma das principais barreiras de entrada no universo da programação é, por incrível que pareça, a própria linguagem. Como tudo que envolve tecnologia está em rápida e constante evolução, existem diversas linguagens de programação diferentes. Muitas já caíram em desuso enquanto outras estão em ascensão, mas atualmente algumas são tidas como as mais utilizadas por profissionais da área. O JavaScript foi elaborado a partir de C++ e Java, mas é uma linguagem independente, que se transformou em uma das tecnologias centrais do webdesign.

  • Justamente pela velocidade com que as coisas vêm se tornando cada vez mais dependentes da tecnologia, a tendência é de que a oferta de oportunidades para programadores continue crescendo.
  • Isso também ajuda aquele programador que quer aprender a linguagem observando as linhas produzidas por profissionais mais experientes.
  • De acordo com um artigo de notícias do MIT (em inglês), publicado quando a versão on-line do curso atingiu 1,2 milhões de inscrições, o curso “tornou-se o MOOC mais popular da história do MIT”.
  • As linguagens de programação foram criadas para que houvesse uma solução nos problemas na área tecnológica dos computadores.
  • Também é importante destacar que em linguagens de script, tais como o JavaScript, o código fonte não é compilado, portanto, não há um código objeto.

É uma linguagem de alto nível projetada para ter o menor número possível de dependências de implementação. Dessa forma, os programadores escrevem o código uma única vez e ele pode ser executado em qualquer plataforma que comporte essa linguagem de programação. É uma linguagem compilada de alto nível muito utilizada em sites front-end e no desenvolvimento de jogos. Empresas como WordPress, Khan Academy, Linkedin e Groupon utilizam essa língua em suas plataformas. Também é considerada uma ótima linguagem para quem está começando no mundo da programação. A linguagem C# (“c sharp”) foi desenvolvida pela Microsoft e lançada em 2002.

Curso de Docker para desenvolvedores – DOCKER PARA DESENVOLVEDORES

Esta linguagem conta com recursos que facilitam a manipulação de textos, o que se torna ideal para o desenvolvimento rápido de scripts e para realização de diversas tarefas. É conhecida como linguagem de montagem ou código de máquina, e permite trabalhar diretamente com as instruções do processador. Assembly é uma linguagem de programação de baixo nível, criada por volta dos anos 50, quando os computadores ainda funcionavam com válvulas.

Trabalhar com tecnologia é o sonho de muitos jovens que têm afinidade com a área. Afinal, boas oportunidades em grandes empresas é o que não falta — Desenvolvimento web: Quais habilidades são importantes? além das remunerações acima do mercado. Então, deve saber que ter o domínio de linguagens de programação é fundamental para ter sucesso na carreira.

Linguagem de programação: o que é e qual linguagem aprender

Outro dado revelador sobre a área é que a presença de programadoras mulheres tem crescido nos últimos tempos. Apesar de ainda serem minoria, elas representam cerca de 23% dos profissionais de tecnologia e 15% das matrículas em cursos que envolvem a Computação. Aprender tantos conceitos e aplicações é bem mais fácil quando você tem um parceiro para motivá-lo e direcioná-lo nessa jornada pelo conhecimento, certo? É por isso que escolher um curso tão completo quanto a Engenharia de Computação faz toda a diferença na sua formação e seu desenvolvimento profissional. A Structured Query Language (mais conhecida como SQL) tem como função principal manipular bancos de dados de um modo ágil e descomplicado.

Por meio da linguagem de programação, é possível realizar diversas ações, como por exemplo construir um site, como esse que você está lendo agora. Swift é uma linguagem de programação moderna (a mais nova nesta lista), rápida, poderosa e oferece total interoperabilidade com Objective-C. Ao longo dos anos, o Swift recebeu inúmeras atualizações que o ajudaram a ganhar popularidade significativa entre as plataformas iOS, macOS, watchOS e tvOS da Apple. Swift é a própria linguagem de programação da Apple que foi lançada em 2014 como um substituto para sua linguagem de programação Objective-C.

Para que serve a linguagem de programação?

Ela permite que os programadores criem soluções personalizadas para problemas específicos e automatizem tarefas repetitivas. Um programador tem como uma de suas principais https://www.jacobinanoticia.com.br/2024/03/curso-de-desenvolvimento-web-formados.html responsabilidades a manutenção ou o desenvolvimento de sistemas. Dominando as chamadas linguagens de programação (C, C++, JavaScript, PHP, Python etc.).